Conteúdo para Instagram: dicas de posts para aumentar o engajamento
Há um verbo que deve permanecer na sua cabeça sempre que estiver produzindo conteúdo para Instagram e esse verbo não é vender, é engajar.
Isso mesmo, a preocupação em gerar engajamento deve vir antes da preocupação em vender.
Vender bem será uma consequência de uma série de fatores que vão desde o tipo de produto, anúncio, demanda e preço, mas, em primeiro lugar, do engajamento.
Afinal, o que é esse tal de engajamento?
O tão falado engajamento consiste na forma como as pessoas interagem com suas publicações nas redes sociais. Quanto mais elas curtem e comentam, por exemplo, mais seu conteúdo é exibido no feed delas e, desta forma, suas chances de vender aumentam.
Para engajar bem, o conteúdo deve ser interessante e relevante para a sua persona. As fotos, vídeos e textos devem “conversar” com o seu público, afinal de contas, as redes sociais são lugares para nos socializarmos.
É claro que o Instagram também é um excelente canal de vendas, mas quem gosta de ser interrompido a todo momento por um vendedor chato?

Diquinhas espertas e (um pouco) fora do óbvio
Para te ajudar na árdua tarefa de produzir conteúdo para Instagram, selecionamos algumas dicas para que seus posts tenham mais chances de prender a atenção e provocar reações (positivas, tomara!) nos potenciais clientes.
Conte boas histórias
Todo mundo gosta de uma boa história. Seja com sequência de fotos, no texto da legenda ou por meio de vídeos, preocupe-se em contar histórias envolventes. Seus produtos ou serviços podem ser os protagonistas e o tom vai variar de acordo com a persona. Cuidado para não se alongar muito.
Inspire-se no conteúdo do público
Se sua persona gosta de falar de futebol, não faz sentido puxar assunto sobre patinação no gelo, concorda? E se você quer saber sobre o que o seu público-alvo está falando, você precisa monitorar o perfil de algumas pessoas para saber quais conteúdos estão gerando e quais assuntos estão em alta.
Garimpe influenciadores
Em quem você pensa quando ouve falar em “influenciadores”? Provavelmente em celebridades das mais variadas áreas, certo? Se você é um microempresário, as chances de bancar uma celebridade para anunciar um produto ou serviço da sua marca, são praticamente nulas.
Mas e se você descobrisse influenciadores menores, com alcance em pequenas comunidades significativas para o seu negócio? Talvez uma figura conhecida na cidade ou no bairro onde você está, ou até mesmo uma pessoa conhecida por gerar conteúdo sobre o segmento em que você atua.
Parcerias acessíveis podem ser construídas dessa forma, com resultados bem interessantes.

Mostre a vida real no seu conteúdo para Instagram
Fotos e vídeos profissionalmente produzidos, ensaiados e posados têm seu lugar, mas cansam e, se repetidos à exaustão, transmitem superficialidade.
As pessoas querem naturalidade, espontaneidade, surpresas. As pessoas querem saber o que acontece nos bastidores do seu negócio. Querem saber como é a sua rotina diária, querem imprevisibilidade. Invista em experiências reais, mesmo que não relacionadas diretamente com seus produtos e serviços.
Pare de vender e vá bater papo
Navegue pelos perfis dos seus clientes e potenciais clientes e deixe suas curtidas e comentários. Puxe conversa, mas esqueça seus produtos e serviços. Seja sincero e autêntico ao deixar suas impressões. Assim como você, consumidores também querem ser notados e ter engajamento em seus perfis.
Aposte em boas fotos
Parece ser uma dica bem óbvia, mas muitas marcas têm apostado em artes engessadas, previsíveis, cansativas. Elas fazem isso para tentar manter a identidade visual do perfil e porque têm preguiça (ou algum outro motivo que não se justifica) de fotografar produtos, serviços e pessoas envolvidas diretamente com a marca.
Converse ao vivo
Escolha assuntos relevantes para a sua audiência e faça lives. Lembre-se de anunciar a live com antecedência e preparar um roteiro. Você pode convidar pessoas influentes e até consumidores fiéis da marca.
Planejamento estratégico é tudo!
Se você quer ser notado e considerado nas redes sociais, se quer se relacionar genuinamente e de forma duradoura com seu público-alvo, você precisa de uma boa estratégia de conteúdo.
Produzir conteúdo periodicamente e consistentemente não é fácil, é verdade. Além disso, não basta apenas publicar, você deve monitorar para saber o que está dando certo e o que não está.

Mais ideias de posts
O Neil Patel é uma bíblia ambulante do marketing digital. Acompanhar o conteúdo que ele produz pode te ajudar e muito quando o assunto é empreender na web.
Vale a pena conferir esse artigo que ele preparou com um passo a passo para produzir conteúdo relevante para o Insta.
Sem tempo para produzir conteúdo para Instagram?
Se você não tem tempo ou não leva jeito para produzir conteúdo, podemos te dar uma mãozinha. No time da BLACK NAZA há profissionais especialistas em produção de conteúdo e gerenciamento de redes sociais. Com esse suporte, você terá mais tempo livre para cuidar do fechamento de negócios e outras atividades essenciais para o seu negócio. Entre em contato com a gente e solicite uma avaliação gratuita.
Tem alguma dúvida sobre produção de conteúdo para Instagram? Manda pra gente ou deixe um comentário sobre este post. Sua opinião é realmente importante pra gente!