Gestão de redes sociais: 5 sinais de que está na hora de contratar alguém
As redes sociais são um excelente ponto de vendas para empresas dos mais variados setores e portes. Instagram, Facebook, YouTube e Tik Tok, para citar as principais, funcionam como praças lotadas de pessoas, conversando 24 horas por dia. Lá, vendedores passam anunciando seus produtos e serviços, torcendo para que, naquele determinado momento, alguém se mostre interessado e pare o que está fazendo para pedir mais informações. Na melhor das hipóteses, elas vão acabar fornecendo seus contatos e comprando algo. Acontece que, de grande oportunidade, as plataformas de relacionamento tornaram-se um pesadelo para muitas empresas que não conseguem obter resultados satisfatórios. Os motivos são vários: falta de tempo, interesse, expertise e mão de obra para fazer uma boa gestão de redes sociais.
Tem muita gente desesperada vendo a concorrência avançar por não conseguir fazer o dever de casa. No dia a dia da nossa agência, recebemos contatos de profissionais liberais como advogados, psicólogos e mecânicos, de lojistas e de gestores de pequenas, médias e grandes empresas que relatam enormes dificuldades para atraírem e se relacionarem com seu público nas redes sociais. Alguns até publicam conteúdo diariamente, mas não conseguem o mínimo engajamento. Também não são raras as histórias de gente que acaba apelando para a compra de seguidores para “bombar” os perfis e atrair pessoas reais. Mas isso é papo para outra hora.
Se o papo for bom, eu compro!
O que muita gente tem dificuldade de entender é que as redes sociais são espaços de interação, de relacionamento, de conversas. E marcas que não conseguem conversar com seus públicos, simplesmente não vendem. Não podemos deixar de considerar as restrições impostas pelos algoritmos cada vez mais afiados das plataformas, que privilegiam quem anuncia e quem produz constantemente conteúdo relevante.
Gerenciamento ou gestão de redes sociais, então, não consiste apenas em sair postando qualquer coisa de três em três horas. Exige planejamento, análise, estratégia, trabalho duro de produção, investimento em anúncios e muito monitoramento. Se você não fizer isso e nem investir na contratação de um freelancer ou uma agência especializada, seu concorrente vai. E se o trabalho for bem feito, ele vai virar o queridinho da audiência sem que você tenha a chance de dar um “deslike” por isso. E mesmo se tivesse, de nada adiantaria.
Se sua cabeça esquenta só de ouvir falar em Instagram e Facebook, listamos alguns fatores que podem indicar que está passando da hora de você investir em um profissional exclusivo para a gestão das redes sociais da sua empresa ou projeto.
1 – Nunca sobra tempo para postar
Em primeiro lugar, não se sinta mal por isso. As plataformas vivem fazendo anúncios mostrando pessoas que conseguem, facilmente, cuidar da casa, da empresa, dos filhos, do casamento e ainda produzir conteúdos maravilhosos todos os dias, mas a realidade é outra. O buraco é bem mais embaixo.
Produzir um vídeo profissional de 60 segundos para o Instragram, por exemplo, exige muitas horas e até dias de trabalho. Você precisa elaborar um roteiro, providenciar os equipamentos, produzir o ambiente, gravar até ficar perfeito, editar, converter para o formato adequado à plataforma, escrever a legenda de apoio, postar e divulgar também em outros canais. Ah! E não acaba por aí.
Depois de postar, você precisa responder comentários, tirar dúvidas e, se tudo der certo, fechar vendas e contratos. Se der errado, você precisa saber quais foram os motivos para que isso não se repita. Ufa! E olha que nem falamos de campanhas e do impulsionamento, hein?! Agora, imagine fazer isso para várias redes sociais todos os dias…
2 – Ninguém dá a mínima para os seus posts
Sim, isso é bem triste e pode soar cruel o que vou dizer, mas a responsabilidade é toda sua. Você simplesmente não consegue engatar uma conversa interessante em um lugar onde estão reunidas milhões, bilhões de pessoas. Mesmo considerando as restrições da segmentação do seu público-alvo, a situação é bem grave e acontece até com grandes agências de comunicação e marketing digital. Nesse exato momento, há um monte de gente prometendo engajamento nas redes sociais para prováveis clientes sem conseguir engajar em suas próprias redes sociais.
Por que isso acontece? Imagine que você é um servidor público e está em um ponto de ônibus ou na fila do banco. Há várias pessoas ao seu redor, conversando sobre os mais variados assuntos. De repente, você ouve alguém falando sobre uma mudança na aposentadoria dos servidores públicos. Opa! Será que vão aumentar o valor pago? Será que vão diminuir? Imediatamente, você começa a prestar atenção na conversa sobre um assunto que considera importante e até faz perguntas às pessoas desconhecidas que estão comentando. Em poucos segundos, você já faz parte da conversa e até troca contato com uma delas, que prometeu te mandar um link de uma matéria com todos os detalhes da novidade.
É preciso criar conexões com o público
A lógica dessa situação se aplica às redes sociais: se você não fala algo que se conecta às dores, necessidades ou desejos do seu público, ele vai ignorá-lo da mesma forma que você ignoraria as pessoas falando de outros assuntos banais no ponto de ônibus ou na fila do banco.
Um gerente de redes sociais saberá o que divulgar para chamar a atenção das pessoas e criar uma audiência, atraindo curtidas, comentários, menções, reposts, mensagens diretas e, consequentemente, aumentando o percentual de engajamento das publicações.
3 – Você não tem ou não sabe lidar com ferramentas de gerenciamento
Não, não basta ter um celular na mão, uma conta no Facebook e muita disposição. Para ter uma gestão de redes sociais eficiente, é preciso utilizar ferramentas digitais que vão automatizar e agilizar tarefas diárias. Entre outras funcionalidades, ferramentas como mLabs, Bume e Etus fazem agendamento de posts, análise de hashtags, monitoraram concorrentes e geram relatórios com os principais indicadores de performance.
Algumas possuem versão gratuita, mas por tempo limitado ou com poucos recursos. Para fazer uma gestão profissional, é preciso meter a mão no bolso e pagar, pelo menos, o plano básico.
4 – Você não tem equipamentos e habilidades para produzir e editar conteúdo
Conteúdo manda! Se você não está disposto a investir na produção de conteúdo de qualidade, pode trancar seu perfil.
Se está disposto a compartilhar fotos, vídeos e textos interessantes, pense em celular, câmera, iluminação, tripé, microfone e programas de design, edição de imagem e vídeo. Você tem? Se tem, sabe operar? Se a resposta para uma dessas perguntas é “não”, você precisa de ajuda para produzir e editar o conteúdo que vai ser postado nas suas redes sociais. Conteúdo amador ou malfeito vai atrapalhar, ao invés de ajudar.
5 – Você simplesmente não gosta de redes sociais
Você pode até não gostar, pode não ter perfis pessoais no Facebook e Instagram, por exemplo, mas isso não significa que sua empresa deva ficar de fora. Ignorar o marketing digital nas redes sociais é deixar dinheiro na mesa. Muito dinheiro, em alguns casos. Para se ter ideia, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking da pesquisa que analisou o uso das redes sociais em todo o mundo. O estudo foi produzido pela Hootsuite e pela We Are Social e pode ser conferido AQUI.
Você pode não gostar de redes sociais, mas seu público gosta e seus concorrentes também. Se o público está comprando nas redes sociais e se seus concorrentes estão vendendo lá, você vai ficar de fora? A aversão às plataformas é um motivo forte o bastante para contratar um freelancer ou uma agência para o gerenciamento de redes sociais.
Dicas para escolher um freelancer ou uma agência para fazer a gestão de redes sociais
Se você decidiu contratar alguém para gerenciar o perfil do seu negócio nas redes sociais, precisa tomar alguns cuidados para evitar furadas e garantir que um profissional competente faça parte do seu time.
Trajetória profissional
Questione o freelancer ou a agência sobre o tempo de atuação na área, além da formação e especializações. Pode até ser o primeiro trabalho do profissional que vai ficar na linha de frente e isso não vai ser um problema desde que mostre que se preparou para o cargo.
Clientes atendidos
Peça para ver os perfis que são ou foram gerenciados pelo freelancer ou pela agência. Fique atento ao design, qualidade dos textos, pergunte sobre a rotina de atendimento e quais resultados foram alcançados. A menos que seja iniciante no mercado, o profissional deve fornecer um portfólio para sua avaliação.
Ah! Caso escolha uma agência, lembre-se de dar uma olhada nos perfis dela. É de se esperar que ele tenha bom conteúdo e bom engajamento. Se não for o caso, pule fora!
De olho nos resultados
Pergunte quais resultados podem ser esperados com o investimento, como e com qual periodicidade eles serão apresentados. É bom saber como os relatórios de desempenho, essenciais no trabalho de gestão de redes sociais, serão apresentados. Eles podem apenas ser enviados por e-mail como também podem ser explicados em vídeo ou presencialmente.
Investimentos além da mão de obra
As ferramentas de gerenciamento serão pagas por você ou pela agência? O valor destinado aos anúncios já está incluído no valor do contrato? Qual será o custo total de um mês de trabalho? Em alguns casos, o primeiro mês, o de ativação, pode ter um valor de ativação maior que os meses seguintes. Fique atento!
Leia atentamente o contrato
Até hoje, muita gente assina contratos sem ler e se complica depois. Assim como o freelancer ou a agência, sua empresa também tem deveres que vão além de pagar em dia. Nos planos mais básicos e baratos de gerenciamento de redes sociais, você é responsável por produzir fotos e vídeos que serão postados e monitorados pelo profissional contratado. O que acontecerá quando você não puder cumprir com esse acordo, por exemplo? Converse sobre os pontos críticos e antecipe-se a possíveis imbróglios.
Peça referências
Se você ainda ficou com dúvidas depois de conversar com o freelancer ou a agência, consulte outra empresa, independentemente da área de atuação, que tenha sido atendida e pergunte como foi a experiência.
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Se a decisão está tomada, conte com a BLACK NAZA! Temos um time de especialistas preparados para cuidar das suas redes sociais, desde a produção de conteúdo ao atendimento final, deixando para você a missão de fechar vendas a partir das oportunidades que forem surgindo ao longo do nosso trabalho.
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