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Google Meu Negócio: seu público encontra a sua loja online?

Google Meu Negócio: seu público encontra a sua loja online?

Imagine a seguinte situação: uma pessoa está dirigindo e percebe que um dos pneus do carro está furado. Ela encosta, pega o celular e digita “borracharia” na pesquisa do Google.  Você tem uma borracharia a poucos metros de onde ela está parada. O seu negócio vai aparecer nos resultados da busca? Se sim, ele estará na primeira página ou nas demais? 

Mesmo que você não tenha site ou redes sociais, ainda há uma chance de ser facilmente encontrado na primeira página do buscador. Se você tiver um perfil no Google Meu Negócio, uma ferramenta criada para ampliar a visibilidade de empresas na internet, seus produtos e serviços serão exibidos para clientes em potencial quando eles estiverem por perto.

O primeiro tijolinho na construção da presença online

O Google Meu Negócio é um ótimo primeiro passo para quem quer começar a construir a presença online da empresa com baixo investimento e resultados consideráveis e mensuráveis. A ferramenta é gratuita e não há nem mesmo cobrança de hospedagem ou taxas de manutenção como em um site comum.

A presença online nada mais é que a representação da sua empresa em canais digitais, como redes sociais, sites e blogs, por exemplo.

As únicas exigências do Google para que você crie um perfil de negócios, são: 

  • Ter uma conta do Gmail;
  • Ter um endereço físico, mesmo que ele não seja exibido;
  • Confirmar a existência e a propriedade da empresa através de um código informado pelo telefone ou em um cartão-postal enviado pelos Correios.

A partir daí, além de ser exibida nos resultados da rede de pesquisas, sua marca também estará cravada no Google Maps. Isso vai ajudar as pessoas a traçarem rotas para chegarem ao seu endereço. 

Google Meu Negócio

Simples, mas poderoso

Apesar de ser simples, o Google Meu Negócio é tão poderoso que pode reverter as desvantagens de abrir uma loja física em um local com pouco tráfego de pessoas. Se elas encontrarem sua loja online e gostarem do que você oferece, elas irão até ela. 

E se você desejar investir em tráfego pago através do Google Ads para potencializar os resultados da busca, certamente o valor será menor do que o que você teria que desembolsar mensalmente para abrir as portas no point mais disputado da cidade. 

Resumindo, com uma forte presença online, mesmo em locais afastados ou desconhecidos, você pode desbancar concorrentes localizados em regiões movimentadas e disputadas, como centros comerciais.

Fatores que melhoram o ranqueamento pelo Google Meu Negócio 

Para ranquear bem um negócio com perfil cadastrado na plataforma, o Google considera alguns fatores: 

  • Distância do cliente: com a geolocalização ativada, os negócios mais próximos são indicados para os clientes, seja na rede de pesquisa ou no mapa. 
  • Relevância: a ferramenta prioriza as empresas mais relevantes em relação aos termos buscados. 
  • Excelência: quanto mais procurados e mais bem avaliados forem os negócios, mas eles pontuarão na plataforma e mais terão chances de serem exibidos. 

É preciso fazer estudo de palavras-chave que melhor descrevam seu negócio, produtos e serviços para que a ferramenta funcione com o máximo de seu potencial.

Google Meu Negócio

Na prática, como o Google Meu Negócio e o Google Maps podem ajudar o seu negócio? 

São vários os benefícios oferecidos pelas duas ferramentas do Google. Seus resultados vão depender da sua estratégia e do tempo que você se dedica para mantê-la atualizada. Confira algumas melhorias que podem fazer bastante diferença no dia a dia do seu negócio:

Organiza as informações sobre a empresa 

Clientes em potencial não só encontrarão sua empresa, mas também saberão o endereço e o horário de funcionamento. Eles também poderão ver fotos, avaliações e listas de produtos e serviços. Tudo isso diretamente na página de rede de pesquisa do Google. 

Aumenta a interação e facilita o atendimento 

Depois de achar sua loja, as pessoas podem enviar perguntas e fazer comentários, que devem ser respondidos o quanto antes. Tudo isso fica disponível para que outros potenciais clientes obtenham mais informações sobre o seu empreendimento. Os clientes também podem fazer pedidos e agendar atendimentos. Dessa forma, o Google Meu Negócio torna-se também mais um ponto de relacionamento e atendimento online e gratuito. 

Caso você não possa responder na hora, pode configurar mensagens automáticas para dizer que recebeu o contato e que retornará em breve. Para responder em tempo real e não correr o risco de perder vendas, o ideal é instalar o aplicativo no seu celular. Ele está disponível para Android e iOS.

É um espaço de divulgação de conteúdo sobre o seu negócio 

Você pode publicar textos, fotos e vídeos para contar a sua história e compartilhar ofertas, promoções e o lançamento de novos produtos e serviços com seu público-alvo. Tudo isso ajuda o cliente a tomar decisões acertadas durante a jornada de compras.

Lembre-se de utilizar palavras-chave nos textos, para ajudar as pessoas a chegarem a encontrarem o que você comercializa e melhorar o ranqueamento no Google.

Permite que clientes te recomendem para outras pessoas (ou não) 

Se você tem bons produtos, serviços, preços e atendimento, essa pode ser sua maior vantagem. Com o recurso de “avaliações”, os clientes podem dar notas que vão até cinco estrelas. Elas também podem deixar reclamações ou elogios para justificar as avaliações.  

Um estudo do Think With Google revelou que 88% dos consumidores confiam nas avaliações da plataforma tanto quanto confiam nas recomendações de conhecidos.

Seja sincero: você compraria em uma loja três estrelas com centenas de comentários negativos? Então, antes de se lançar na internet, é melhor fazer uma revisão dos seus processos internos. Agora, se você não deve e nem treme, pode, inclusive, fazer campanhas solicitando aos clientes que avaliem seu negócio. Que tal oferecer um desconto na próxima compra mediante uma crítica sincera e construtiva no Google Meu Negócio?

Google Meu Negócio

Funciona como um catálogo 

No Google Meu Negócio você pode listar, descrever e precificar todos os seus produtos e serviços. É algo que agiliza tanto a vida do cliente quanto a sua.

Atenção! Se caprichar nas fotos, as chances de vender ficam bem maiores.

Ajuda você a entender o seu público-alvo 

A ferramenta fornece estatísticas, análises e insights que revelam o quanto sua empresa está sendo visualizada e como o público chega até ela. Também informa o perfil das pessoas que se relacionam com sua marca e quais foram as interações feitas dentro da plataforma, como comentários e cliques em fotos. 

Tudo isso te ajuda a otimizar o seu perfil, já que você fica sabendo quais palavras-chave resultaram em mais acessos e quais fotos fizeram mais sucesso. 

Direciona as pessoas para o seu site oficial 

Caso você tenha um site oficial, você pode destacar o endereço dele no Google Meu Negócio e aproveitar a ferramenta para direcionar tráfego para lá. Dessa forma, as pessoas encontrarão mais informações sobre a sua empresa, tendo em vista que o site é o principal canal de comunicação institucional online mais importante para a maioria dos negócios.

Ganhe um site de lambuja 

O Google Meu Negócio também permite que você crie um site simples, de uma página, usando automaticamente as informações cadastradas no perfil da empresa.

Apesar de não poder acrescentar páginas e recursos avançados, você pode personalizar o site escolhendo entre alguns temas disponíveis, acrescentando fotos e textos ilimitadamente. O site é otimizado para exibição em dispositivos móveis.

Google Meu Negócio

Torne-se um case de marketing digital

Há marcas que viraram verdadeiros cases do Google Meu Negócio e Google Maps. Elas obtiveram resultados significativos em vendas e melhoraram a interação com a audiência. Nas estratégias de marketing digital, pode-se observar atualização constante de fotos e textos e investimentos em Google Ads.

Outra característica das empresas que mais vendem e geram oportunidades são aquelas que interagem sempre com o público, respondendo rapidamente a perguntas, comentários e avaliações, mesmo as negativas.  

Precisa de ajuda para aumentar suas vendas com o Google Meu Negócio?

Como você percebeu, Google Meu Negócio e Google Maps são ferramentas gratuitas poderosíssimas para quem está começando a construir uma presença online ou já possui site e redes sociais. Elas podem colocar suas vendas e o seu relacionamento com clientes e potenciais clientes em outro patamar. 

Diante disso, ou você arregaça as mangas e cria um perfil de negócios de sucesso agora mesmo ou pede alguém para fazer esse trabalho para você. Lembre-se de ter um plano ou uma estratégia de marketing digital bem clara para ajudar a aproveitar ao máximo o que a ferramenta pode proporcionar.

Precisa de ajuda para criar o seu perfil?

Se precisar de ajuda, conte com a BLACK NAZA! Além de cadastrá-lo, também produzimos conteúdo e traçamos estratégias específicas para o Google Meu Negócio. Certamente seus potenciais clientes irão encontrá-lo mais rapidamente e deixarão recomendações valiosas no Google. 

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